sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A inclusão digital através de telecentros

Os telecentros são espaços com computadores que disponibilizam internet gratuita. Seu principal objetivo é ampliar a cidadania, capacitar a população brasileira e inserí-la na sociedade de informação.

Apesar da maioria das pessoas não saber de seu significado, ele é de grande importância por possibilitar a inclusão digital, ou seja, que pessoas sem condições de ter acesso à internet, possam também estar por dentro do mundo tecnológico.



O ingresso na sociedade da informação moderna, segundo dados do IBGE no ano 2000, a rede mundial de computadores, está interditado para a maioria dos brasileiros. São quase 150 milhões de pessoas no país sem acesso a computadores, contra 26 milhões de incluídos digitais.

A Prefeitura de Porto Alegre também assumiu o combate à exclusão e desenvolveu o Programa Telecentros, que hoje já conta com mais de 35 espalhados pela cidade. Um deles pode ser encontrado na Assembléia Legislativa, o Al.com, onde são disponibilizados 25 computadores à população em geral. Segundo Vinicius Signoretti, estagiário do Al.com, esse trabalho de telecentros é necessário e muito importante, já que permite a inclusão, em tempos que não é possível viver sem computador.

No blog Alfandegários há um post sobre o telecentro Al.com, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário